
A inovação nos produtos e nos negócios é necessária para gerar crescimento através do desenvolvimento de novos mercados, novos produtos para mercados já existentes, novas formas de organização, entre outros. Isso pode ajudar a criar monopólios momentâneos que geram lucros extraordinários e, assim, possibilitam vantagens competitivas substanciais. Muitas empresas, principalmente nos setores mais dinâmicos da economia, como de tecnologia da informação e biotecnologia, procuram, então, desenvolver inovações que propiciarão resultados superiores. Porém há um caso paradigmático de uma empresa na área de cultura e serviços cujas inovações ajudaram a reinventar e revitalizar um negócio que estava em declínio ou que mesmo parecia a caminho da morte inexorável: o setor de circo. Trata-se da empresa originária de Quebec, no Canadá, o Cirque du Soleil, do ramo circense, criado há 30 anos por dois equilibristas artistas de rua que desenvolveram uma revolução no negócio do circo. Com faturamento aproximado de US$ 1 bilhão, com lucros não declarados e empregando quase 5.000 pessoas em shows permanentes em Las Vegas e Orlando, assim como em excursões globais, inclusive no Brasil, tornou-se um importante produto cultural de exportação do Canadá.
Fonte: Época Negócios - 18/12/2014
Clique aqui para ler a íntegra da matéria
0 Comentários - Clique aqui e comente:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.