sábado, 1 de setembro de 2012

Cidades paulistas de médio porte se tornam polos de atração de investimentos, superam a capital e emergem como o maior mercado consumidor do Brasil. Símbolos clássicos do desenvolvimento de uma cidade, os shopping centers são o retrato acabado do fenômeno da descentralização do crescimento econômico no Brasil. Com três shoppings que, na última década, foram os principais pontos de encontro de seus 600 mil moradores, Ribeirão Preto (a 320 quilômetros de São Paulo) já estava distante do que os paulistanos gostavam de chamar de “caipira”, apesar de ainda bastante ligada à cultura do agronegócio. Agora se prepara para a abertura de dois novos centros de compras e a ampliação de outro, totalizando investimentos de R$ 740 milhões. Não por acaso, a cidade puxa a lista dos municípios onde o consumo – e sua participação no Estado – mais cresce. A transferência de unidades industriais das capitais para o interior é um processo que começou na década de 90, mas que ganhou em intensidade nos últimos anos.
Fonte: IstoÉ - Economia - 01/09/2012

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