quarta-feira, 9 de julho de 2014

Crianças sofrem com derrota; psicólogos dizem que passar pela tristeza pode ser bom

"Papai, por favor, peça para os alemães pararem de fazer gol", disse, chorando, Valentina, 7, diante de um telão instalado na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio. Aprendizado, essa também é a opinião de psicólogos e educadores. "É preciso lidar com naturalidade [com derrotas]. Não dá para substituir ou suprimir a frustração da criança. É na infância que se constrói a forma de lidar com os sentimentos. Não se pode privá-las de sentir coisas tristes", diz Andrea Jota, 35, pedagoga. A psicóloga Ana Cássia Maturano diz que a derrota histórica do Brasil pode ser importante. "A frustração ensina. Ela mostra que perder faz parte do jogo e que não podemos ter tudo o que queremos. Sentir-se triste e chorar é normal", afirma.
Fonte: Folha - 09/07/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.