segunda-feira, 10 de junho de 2013

Brasileiros no exterior ainda são 'invisíveis', diz antropóloga americana

Desde os anos 1980, quando hiperinflação, desemprego e baixos salários impulsionaram a primeira grande leva de emigrantes a deixar o Brasil em busca de oportunidades no exterior, milhões de brasileiros rumaram para países como EUA, Inglaterra, Portugal, Espanha, Itália e Japão. A evolução do perfil desses imigrantes - e das comunidades que formam no exterior - é o tema do livro Goodbye, Brazil: Émigrés from the Land of Soccer and Samba, que acaba de ser lançado nos EUA pela antropóloga americana Maxine Margolis. Margolis diz que, com a crise nos países desenvolvidos, hoje há mais brasileiros retornando ao país do que indo ao exterior. O Itamaraty calcula em cerca de 30% a redução do número de brasileiros no exterior desde 2008. 
Fonte: BBC Brasil - 10/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.