
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Filho de político deveria estudar em escola pública?

Quem só contribuiu uma vez pode perder pensão vitalícia
O governo federal quer acabar com a concessão de pensão vitalícia para família de trabalhador que fez apenas uma contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A proposta de minirreforma da Previdência Social, que está sendo costurada pelos ministérios da Previdência e da Fazenda, prevê um prazo mínimo de 12 meses de contribuição ao INSS para que, no caso de óbito do trabalhador, a viúva e filhos tenham direito à pensão.
Fonte: Estadão - Economia - 30/06/2011Para BC, dinâmica dos salários representa risco ‘muito importante’

Quanto vale uma ideia
Você investiria todo o seu dinheiro em um negócio que ainda não existe? Pois um grupo de investidores colocou 41 milhões de dólares em uma startup sem que ela tivesse um único usuário. A Color, que recebeu o investimento, criou um aplicativo para compartilhar fotografias feitas pelo celular e o lançamento da ferramenta foi um fiasco. O caso está sendo apontado como um dos sinais de que existe uma bolha na indústria de capital de risco para investimentos em jovens empresas inovadoras. De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal The New York Times, os investidores estão fazendo aportes despropositadamente, desesperados por participarem da descoberta de um novo Google ou Facebook.
Fonte: Exame - 30/06/2011Como é o comportamento do consumidor na praça de alimentação

Na mãe da 25 de março, nascem 70% das quinquilharias vendidas no mundo

quarta-feira, 29 de junho de 2011
Banco Central eleva projeção para a inflação neste ano e em 2012
Carrefour-Pão de Açúcar será desafio para o Cade

As 10 empresas mais desejadas por jovens no Brasil em 2011

terça-feira, 28 de junho de 2011
Dez gigantes do capitalismo que são maiores que muitos países

6 formas de pôr tudo a perder na entrevista de emprego

Brasileiro está confiante e endividado como nunca
O endividamento do brasileiro é recorde. Mas as dívidas parecem não incomodar, uma vez que o consumidor está acreditando como nunca na economia do país. É o que sugere uma sondagem do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Depois de três meses consecutivos de queda, o chamado Índice de Confiança do Consumidor subiu de 115,4 para 118 pontos de maio para junho. A pesquisa também indicou a maior satisfação dos consumidores a respeito da situação financeira familiar desde o início da série histórica da pesquisa, em 2005, batendo os 120 pontos. Segundo os especialistas, esse otimismo é perigoso porque reflete um entusiasmo do presente e deve levar a uma inadimplência maior nos próximos meses. “O brasileiro, animado com a taxa de desemprego baixa, de 6,4%, ainda não percebeu que o combate à inflação vai demandar um ajuste no mercado de trabalho. Está comprando sem pensar nesse cenário que nós, economistas, chamamos de futuro próximo, com economia desaquecida e mercado de trabalho um pouco pior, com taxas de desemprego voltando à casa dos 9%”, avalia o professor de Economia da Universidade Positivo Lucas Dezordi.
Fonte: Gazeta do Povo - Economia - 28/06/2011INSS vai cobrar de motorista que causar acidente de trânsito
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai cobrar dos motoristas que provocaram acidentes de trânsito os benefícios previdenciários pagos às vítimas que tiverem de se afastar do trabalho. Segundo o procurador-geral do INSS, Alessandro Stefanutto, o órgão já está investigando alguns casos e, se for comprovado o dolo, entrará com ações regressivas na Justiça para pedir ressarcimento dos valores pagos. Por exemplo: se um motorista bebeu e atropelou uma pessoa e a vítima ficou afastada do trabalho por mais de 15 dias, o INSS poderá processar quem provocou o acidente e cobrar o valor gasto pela Previdência Social.
Fonte: Estadão - Economia - 28/06/2011Homem mais rico da China planeja entrar no mercado brasileiro

segunda-feira, 27 de junho de 2011
Megacidades - Xangai
Xangai é, hoje, um modelo de metrópole à procura de um futuro melhor, uma vida melhor. E sabe como essa cidade tão tradicional encara esse desafio sem pisar no freio? Investindo alto e ficando cada vez mais moderna.
Veja este e mais vídeos na seção Vídeos Jornalísticos.
Xangai é, hoje, um modelo de metrópole à procura de um futuro melhor, uma vida melhor. E sabe como essa cidade tão tradicional encara esse desafio sem pisar no freio? Investindo alto e ficando cada vez mais moderna.
Veja este e mais vídeos na seção Vídeos Jornalísticos.
Alugar pode ser mais vantajoso que comprar imóvel

Conheçam Sung-bong Choi
A história do jovem de 22 anos Sung-bong Choi tem emocionado muitas pessoas pelo mundo depois de sua apresentação na versão coreana do programa Got Talent. Abondonado pelos pais com 3 anos, Choi viveu nas ruas vendendo chicletes e bebidas e muitas vezes teve que dormir em escadas e banheiros públicos. Clique no link abaixo para ver o vídeo da apresentação de Choi no programa Korea's Got Talent interpretando a música "Nella Fantasia".
Ver o vídeo de Sung-bong Choi
Ver o vídeo de Sung-bong Choi
Cinco mitos e verdades na seleção de emprego

China se prepara para ser maior potência do mundo em dez anos
Depois de ultrapassar o Japão e se tornar a segunda maior economia do mundo, a China agora se prepara para superar os Estados Unidos. Ao invés de pisar no acelerador, no entanto, o país tem procurado diminuir o ritmo da economia, entre outros motivos, para evitar pressões sociais, como disse ao iG o mais renomado economista da China, David Li. Durante 15 dias, a reportagem do iG viajou quase 4.000 quilômetros, de norte a sul do país, para mostrar como a China tem lidado com o desafio de crescer, ao mesmo tempo em que desacelera. No plano econômico para os próximos cinco anos, anunciado pelo governo chinês, o objetivo é reduzir o ritmo de crescimento do país para uma taxa de 7% a 8% ao ano. Nos últimos 30 anos, a alta média do PIB (Produto Interno Bruto) foi de 11% ao ano. Li acredita num avanço de 9% ao ano. “Já são dois pontos percentuais a menos do que o ritmo atual. Menos do que isso, acho pouco provável”, afirma o professor, que recebeu o iG no departamento de finanças da Universidade de Tsinghua, em Pequim, apelidada de “Harvard da China”.
Fonte: IG - Economia - 27/06/2011Bitcoins: uma viagem louca ao passado das moedas
Longe de oferecer qualquer risco às moedas tradicionais, os bitcoins podem ser encarados como uma experiência quase arqueológica de economia – uma forma de observar em pleno século XXI os avanços e retrocessos típicos do nascimento de qualquer sistema monetário. Criada em 2009 pelo programador japonês Satoshi Sakamoto (que muitos acreditam ser um pseudônimo), o bitcoin está por trás de 479 transações a cada hora – um número que nada representa perto dos milhões de operações financeiras que ocorrem a cada segundo na internet com as moedas tradicionais. “É um experimento. Nunca tivemos antes uma moeda digital e descentralizada”, afirma Gavin Andresen, líder da bitcoin.org, a organização de programadores que está por trás da moeda.
Fonte: Veja - Economia - 27/06/2011Endividamento do brasileiro é recorde

Fonte: Estadão - Economia - 27/06/2011
domingo, 26 de junho de 2011
É possível ser gordinho e ser saudável ao mesmo tempo?

Afinal, quem é Dilma Rousseff?

Os empreendedores estrangeiros estão entre nós

sábado, 25 de junho de 2011
O reino encantado de Neymar

Governo empurra despesas para 2012

O individualista incomoda muita gente, mas se incomoda muito mais

É o fim do mercado de carbono?

sexta-feira, 24 de junho de 2011
Aceitação no trabalho

Continue lendo o artigo
Autor: Alfredo Fonceca Peris - 24/06/2011
270 milhões de pessoas no mundo usaram drogas ilícitas em 2009

Saiba quando há estabilidade no emprego

Um voto de 6 bilhões de reais no caso Perdigão e Sadia

Saturação leva a declínio do Facebook nos EUA

quarta-feira, 22 de junho de 2011
Os 8 lugares mais gélidos do planeta

Em 2011, Bovespa já caiu mais que Bolsa da Grécia
Um país está à beira do colapso de suas finanças públicas e o outro acaba de receber uma melhora na nota de classificação de risco soberano, dentro do grau de investimento. Porém, as bolsas de valores dessas duas nações parecem viver em universos diferentes. Enquanto a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) acumula perdas de mais de 11% no ano (-11,37%), sem ainda se beneficiar da avaliação de ambiente ainda mais seguro no Brasil para os investidores globais, a Bolsa de Atenas, na Grécia, registra queda inferior a 10% (-9,79%) em 2011. Os dados referem-se aos fechamentos dos mercados até ontem.
Fonte: Estadão - Economia - 22/06/2011Faculdade mal avaliada pode prejudicar início de carreira de jovens profissionais

A polêmica da amamentação

'Tragédia grega’ não afeta bom momento do Brasil, afirmam especialistas

Até 2016, 236 milhões de residências terão TVs 3D no mundo

Famílias de Curitiba são as mais endividadas, diz estudo

Robô resolve cubo mágico em 10 segundos; garoto de 15 anos em apenas 6 segundos
Um grupo de estudantes da Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália, inventou uma máquina chamada Ruby, que consegue resolver o cubo mágico, separando os quadradinhos de cada cor em cada face do cubo, em apenas 10,18 segundos – a marca mais rápida para um robô. Mesmo assim, quem conseguiu resolver o cubo mágico mais rápido foi, justamente, uma pessoa de carne e osso. O australiano Feliks Zemdegs (foto), de apenas 15 anos, colocou as cores nos lados corretos em apenas 6,65 segundos.
Clique aqui para ver o vídeo na seção Curiosidades
Clique aqui para ver o vídeo na seção Curiosidades
O templo de Salomão

Chinês demolidor

Governo acelera projeto que eleva limite do Simples Nacional

Japão tem o computador mais rápido do mundo, diz lista TOP500

Brasil tem carga tributária ‘leve’ para ricos, diz estudo

As lições de inovação de Steve Jobs – e como aprender com elas

Como tornar seu currículo irrelevante em 5 passos

segunda-feira, 20 de junho de 2011
Os métodos e os problemas





E por que essas deficiências nos prejudicam tanto, como sociedade? Simplesmente porque o nosso dia-a-dia é repleto de situações corriqueiras e adversas. Ambas as situações convivem a todo o tempo. Para muitos, qualquer situação adversa, tanto no meio social quanto no trabalho, constitui-se num problema, muitas vezes de difícil solução. No nosso trabalho e em nossa vida social, problema pode ser simplesmente a incapacidade de identificar o que costumamos chamar de problema e a incapacidade de administrá-lo e resolvê-lo. As demais situações são meras situações corriqueiras ou adversas. Nada mais que isso.


Autor: Alfredo Fonceca Peris
Economista e sócio-diretor da Peris Consultoria Empresarial