sábado, 31 de julho de 2010

O incerto caminho até a publicação

O jornal O Estado de São Paulo realizou uma enquete com 60 escritores e identificou os dilemas enfrentados por autores em busca de editoras. Vale a pena dar uma lida na matéria.
Estadão.com - 31/07/2010

Clique aqui para ler a íntegra da matéria no site do Estadão.

China supera Japão como 2ª maior economia do mundo


A China superou o Japão e tornou-se a segunda maior economia do mundo, como resultado de três décadas de crescimento acelerado. Segundo alguns analistas, a China deve ultrapassar, também, os Estados Unidos, e ocupar o primeiro lugar por volta de 2025.
O Globo - 30/07/2010

Clique aqui para ler a íntegra da matéria no site do O Globo.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Bolsa Família não é resposta à pobreza urbana no Brasil, diz 'Economist'

A revista britânica "The Economist" traz em sua edição desta semana um longo artigo sobre o Bolsa Família onde afirma que, apesar da grande contribuição do programa para a redução dos índices de pobreza do Brasil, ele parece não funcionar tão bem no combate à pobreza nas grandes cidades.
Uol Economia - 30/07/2010

Clique aqui para ler a íntegra da matéria no site do Uol.

Comerciantes do Rio têm que informar quanto se paga por litro, quilo ou unidade do produto

Uma nova forma de mostrar os preços nas etiquetas de supermercados já está sendo utilizada no Rio de Janeiro. E também, podera ser implantada em todo o Brasil. Ela facilita muito a comparação relativa de preços de um determinado produto em embalagens de diferentes tamanhos.
Veja abaixo no video.

Matéria exibida no Jornal Nacional de 29/07/2010


quinta-feira, 29 de julho de 2010

Índice que reajusta aluguel sobe 5,79% em 12 meses, diz FGV


A inflação mensurada pelo IGP-M (Índice Geral de Preços -- Mercado), usado como referência na maioria dos contratos de aluguel, subiu 0,15% em julho, ante alta de 0,85% em junho, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Folha.com - Mercado - 29/07/2010

Taxa de desemprego diminui para 12,7%


A taxa de desemprego recuou para 12,7% em sete das principais regiões metropolitanas do país, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela Fundação Seade e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O desemprego estava em 13,2% em maio nas mesmas regiões e 14,6% em junho de 2009. No mês passado, o contingente de desempregados foi estimado 2,795 milhões de pessoas - 109 mil a menos que em maio.
Veja.com - Economia - 28/07/2010

Clique aqui para ler a íntegra da matéria na Veja online.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Bradesco encerra semestre com lucro 16% maior, de R$ 4,6 bilhões

Terceiro maior banco brasileiro, o Bradesco abriu nesta quarta-feira a temporada de resultados financeiros do primeiro semestre do setor bancário com lucro líquido ajustado de R$ 4,602 bilhões.
Folha.com - Mercado - 28/07/2010

Clique aqui para ler a íntegra da matéria na Folha online.

Telefónica compra Vivo por 7,5 bilhões de euros, afirma "El País"


A empresa espanhola Telefónica chegou a um acordo com a Portugal Telecom de compra dos 50% da Brasilcel (controladora da Vivo), na noite desta terça-feira, segundo informações do jornal espanhol "El País". Segundo o jornal, a Vivo foi comprada por 7,5 bilhões de euros e o acordo teve a aprovação do governo português.
Folha.com - Mercado - 28/07/2010

terça-feira, 27 de julho de 2010

Juro para pessoa física é o menor desde 1994, diz BC


A taxa de juros média para pessoas físicas, nas transações com recursos livres, recuou de 41,5% para 40,4% ao ano entre maio e junho, conforme dados do Banco Central (BC), divulgados nesta segunda-feira. A taxa é a menor desde o início da série histórica iniciada em 1994.
Veja.com - Economia - 27/07/2010

Clique aqui para ler a íntegra da matéria na Veja online.

Multinacionais investem em tecnologia para exploração do pré-sal

O desafio criado pela exploração do pré-sal levou fornecedores da Petrobras a acelerar o desenvolvimento de tecnologias para o projeto. Veja a matéria e saiba mais sobre o pré-sal.
Folha - Mercado - 27/07/2010


segunda-feira, 26 de julho de 2010

Remessa de lucro surpreende e Brasil tem déficit recorde nas contas externas

O aumento das remessas de lucros e dividendos no final de junho surpreendeu o Banco Central e levou o Brasil a registrar o pior resultado nas suas contas externas para esse mês e para o semestre desde 1947.
Folha.com - 26/07/2010

Clique aqui para ler a íntegra da matéria na Folha online.

Mercado espera juros básicos menores em 2010


Os analistas do mercado financeiro reduziram sua previsão para a taxa Selic - a taxa básica de juros da economia brasileira - em 2010 para 11,75% ao ano, contra 12% previstos na semana passada.
Portal R7 Economia - 26/07/2010

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Montadoras já acumulam estoques de 318.000 veículos


Com o fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), as indústrias automobilísticas e de eletrodomésticos começam a acumular estoques indesejáveis. As montadoras têm 318.000 veículos nos pátios das fábricas e das concessionárias. Em volume, é o maior dos últimos anos, à frente inclusive do registrado em dezembro de 2008, quando o mercado parou ante a falta de crédito provocada pela crise financeira. Naquele mês, o encalhe de veículos somava 305.000 unidades, o equivalente a quase dois meses de vendas. Hoje, apesar de mais volumoso, equivale a 36 dias.
Apesar de não existir dados consolidados disponíveis do setor, a indústria de fogões, geladeiras e máquinas de lavar também acumula estoques indesejáveis, mesmo tendo reduzido o ritmo de produção. Depois de as vendas crescerem entre 30% e 35% no primeiro trimestre na comparação com igual período de 2009, houve recuo de 10% no mês passado e em julho. Há empresas que deram férias aos trabalhadores, mas que não cogitam demissões, porque acham que vão retomar as vendas nos próximos meses.
O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini, diz que o estoque atual de carros ainda não é motivo de preocupação. "É necessário ter um estoque regulador para atender o fluxo das lojas e a preferência do consumidor." Para analistas, no entanto, o normal são cerca 25 dias.
Agência Estado 23.07.2010

Pnud: Brasil tem 3ª pior desigualdade do mundo - O Globo

A desigualdade social continua sendo um grande problema no Brasil. Em relatório recente do PNUD, o Brasil foi apontado como o país com a 3ª pior desigualdade do mundo. Sim, é isso mesmo, a 3ª PIOR DESIGUALDADE DO MUNDO. Clique no link abaixo para ler a matéria no jornal O Globo.
O Globo - 22/07/2010

Clique aqui para ler a íntegra da matéria no Veja.com - Economia - Notícia.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Financiamento de carro zero a longo prazo pode ser armadilha

Você está pensando em comprar um carro zero? Então deve ficar atento às taxas de juros e ao prazo de financiamento. Veja abaixo, no video do Bom dia Brasil, algumas dicas e conselhos interessantes antes de fechar o negocio.
Bom dia Brasil, edição do dia 19/07/2010




Clique aqui para ler a matéria no site do Bom dia Brasil da Globo.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dicas do Economista

Assunto: Consumo Consciente
Entrevista concedida ao Programa Vitrine da TV Tarobá de Cascavel-PR em 14/05/2010
Entrevistado: Alfredo Fonceca Peris

Clique aqui para assistir o vídeo da entrevista

Medidas que podem ser implantadas em nosso dia-a-dia para reduzir a produção de lixo e estimular o consumo consciente:
Participe de programas de coleta seletiva; Evite comprar legumes, frios e carnes em bandejas de isopor; Procure produtos que tenham menos embalagens ou utilize aqueles que tenham embalagem reciclável; Quando for comprar presentes, evite a utilização de embalagens em excesso; Quando for fazer compras nos supermercados e feiras, leve a própria sacola ou reutilize as sacolinhas das compras como sacos de lixo; Evite comprar produtos embalados em pets (garrafas de plástico), preferindo, sempre que possível, garrafas de vidro; Compre o suficiente para consumo, evitando desperdício de produtos e alimentos; Sirva no prato só o que você realmente for comer; Reaproveite sobras de alimentos de outros pratos: a casca de maçã serve para fazer chá, o talo de agrião pode ser utilizado em sopas, o talo de couve pode ser usado em sucos, a folha de cenoura pode ser consumida em saladas ou bolinhos, entre outros; Utilize a frente e o verso do papel para escrever; Reaproveite vidros de geléia, maionese, massa de tomate; Participe de bazares e feiras de troca, como as que são organizadas pela Arquidiocese de São Paulo; Doe móveis, roupas, utensílios domésticos e brinquedos para instituições beneficentes ou famílias carentes; Quando possível, utilize o lixo orgânico para compostagem de jardins e hortas caseiras; Controle o uso da água: não deixe a torneira aberta à toa, abra e feche várias vezes, é melhor do que deixar a água correr sem necessidade; Desligue a TV e a luz do lugar onde não houver alguém.
LEMBRETE: A maior parte do que jogamos fora não é sujo, fica sujo depois de misturado. Se você separar antes os materiais que podem ser reciclados, a quantidade de lixo a ser coletado será muito menor.
Fonte: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/9970

Clique aqui para assistir a entrevista

terça-feira, 20 de julho de 2010

Recursos para casa própria serão insuficientes em três anos, diz Caixa

Os sucessivos recordes do crédito habitacional estão levando a Caixa Econômica Federal a começar a procurar fontes alternativas de financiamento, além dos recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e da poupança. "Temos mais uns três anos para conseguir equacionar essa questão", disse Jorge Hereda, vice-presidente de Governo do banco, ao anunciar o crescimento de 95% nos empréstimos no primeiro semestre nesta segunda-feira.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Brasil precisa poupar, mas poucos estão dispostos a isso

O Brasil sempre dependeu excessivamente da poupança externa (recursos poupados no exterior e emprestados ao País ou nele investidos), pois sempre foi deficitário na ampliação da poupança doméstica. Em todos os países ricos, o desenvolvimento ocorreu com poupança doméstica forte. Entenda um pouco mais sobre este tema na matéria publicada pela Veja online nesta semana.
Veja online - Economia - 18/07/2010

Clique aqui para ler a íntegra da matéria no Veja.com - Economia - Notícia.

domingo, 18 de julho de 2010

A lei do tapinha

Um projeto de lei enviado pelo governo ao Congresso, no dia 14/07/2010, estabelece o direito da criança e do adolescente de serem educados sem palmadas e beliscões. A proposta, que está sendo chamada de "lei do tapinha", já está provocando muita discussão. Assista o vídeo abaixo para saber mais e não deixe de votar em nossa enquete ao lado sobre este tema.
Matéria exibida no Jornal Nacional de 14/07/2010


sábado, 17 de julho de 2010

A nova lei do divórcio

Quer entender um pouco mais sobre a nova lei do divórcio? Assista esse vídeo publicado pela Veja Online, onde a advogada Priscila Corrêa da Fonseca, apelidada como “Priscila – a rainha do divórcio” esclarece dúvidas relativas ao tema.
Veja online do dia 14/07/2010


Politicômetro - Teste - VEJA.com

Sabe quando te perguntam qual sua posição política e você não sabe responder ou fica em dúvida se é de direita, esquerda, liberal, ou outra denominação qualquer? A Peris disponibiliza aqui o teste da Revista Veja para você descobrir, faça agora mesmo.
Veja online

Clique aqui para fazer o teste do Politicômetro.


sexta-feira, 16 de julho de 2010

Brasil vira um dos maiores doadores a países pobres, diz Economist

O Brasil está se tornando rapidamente um dos maiores provedores de ajuda a países pobres, segundo a revista econômica The Economist.
Edição de 15/07/2010 no Estadão

Clique aqui para ler a íntegra da matéria no Estadão online.






Universidade de Fortaleza cria robôs que podem ajudar a salvar vidas

Essa é uma matéria muito interessante que foi exibida no Bom Dia Brasil da Globo. Vale a pena conferir o vídeo e ler a matéria.
Edição do dia 16/07/2010





Clique aqui para ler a matéria no site do Bom Dia Brasil.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Dicas do Economista

Assunto: Cálculo de Taxas de Juros - Exemplo: Pagamento do IPVA
Entrevista concedida ao Programa Vitrine da TV Tarobá de Cascavel-PR, em 02/03/2010.
Entrevistado: Alfredo Fonceca Peris


Em fevereiro venceu o IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, para pagamento à vista. O Governo do Paraná promoveu um desconto de 5% para quem optou em pagar à vista. O pagamento parcelado poderá ser feito em 05 vezes, sem desconto, iniciando 30 dias após o vencimento da parcela única, à vista. Nessa hora, surge a dúvida: com essa alíquota de desconto, compensa pagar à vista ou pagar a prazo, em 05 parcelas? Vamos a um exemplo real: um veículo avaliado pelo DETRAN-PR em R$32.078,00, com uma alíquota de IPVA na ordem de 2,50%, implicará num valor de IPVA de R$801,95. Para pagamento à vista, em 24/02/2010, obtém-se um desconto de 5% ou R$40,10, o que implicará numa parcela única de R$761,85. A opção para pagamento a prazo é de 05 parcelas de R$160,39. Isso implica dizer que os juros cobrados são de 1,73461635% ao mês ou 22,920699% ao ano. Considerando que a caderneta de poupança paga juros de 0,50% ao mês mais a variação da TR - em janeiro/ 2010 rendeu 0,5% ou 6,1677812% ao ano, pois a variação da TR foi zero, o pagamento à vista é bem mais vantajoso. Outra dúvida é: como calcular essa taxa de juros? Com o uso de uma calculadora financeira, uma HP 12C, por exemplo, faz-se da seguinte forma: Pressione a tecla azul g e a tecla branca 8. Pressione as teclas amarelas f e clear fin. Digite 761.85 e a tecla branca PV; digite as teclas brancas 5 e n; digite as teclas brancas 160.39 e CHS PMT. Na sequência, pressione a tecla branca i. Aparecerá a mensagem running na tela. Aguarde até a mensagem se apagar. Aparecerá, na sequência, o resultado. Pressionando a tecla amarela f e a tecla branca 8, aparecerá 1,73461635.

Dicas do Economista

Assunto: Volta às aulas
Entrevista concedida ao Programa Vitrine da TV Tarobá de Cascavel-PR, em 02/02/2010.
Entrevistado: Alfredo Fonceca Peris


No dia 01 de fevereiro iniciou o ano letivo de 2010. Para os pais, representa uma preocupação a menos, pois os filhos agora passaram a ter, além de uma ocupação, um lugar seguro para passar pelo menos, a metade do dia. Principalmente para as famílias onde o pai e a mãe trabalham fora, a volta às aulas dá uma tranqüilidade maior.
Por outro lado, representa um desembolso de recursos para compra de uniformes, material escolar, além do transporte e do lanche, no caso de algumas escolas. Esses gastos vão impactar no orçamento familiar dependendo da forma como a família o planejou. Se a escola ficar perto de casa ou no caminho do trabalho dos pais, o gasto com transporte será menor. Se a escola for pública, normalmente os alunos tem alimentação, via merenda escolar. Se a escola for privada, normalmente o lanche deverá ser fornecido pelos pais. O material escolar, normalmente, tem um custo maior quando o aluno estuda em escola particular, tal qual o uniforme.
A opção pela escola pública ou pela escola privada deverá obedecer às possibilidades do orçamento familiar. Independente da opção, a dica é:
1º) Programe o desembolso dos gastos com educação e pesquise antes de comprar; compras partir do final do ano, para o ano letivo seguinte, aos poucos, impacta menos no orçamento mensal e pode garantir compras de pontas de estoques a menores preços;
2º) Lembre-se que os gastos com educação são gastos com investimentos e não com consumo. Quanto mais e melhor gasto o recurso com educação, mais a família se credencia para a obtenção de renda maior no médio e no longo prazo.